Atualidade

19 Mar. 2019

O estudo Lira-SPD, que incluiu 11 hospitais e centros de investigação de norte a sul de Portugal, avaliou a efetividade da terapêutica com liraglutido em pessoas com diabetes tipo 2 e verificou que, além de eficaz no controlo da glicémia, esta substância demonstrou ainda benefícios na redução do peso corporal e da pressão arterial, bem como a melhoria do perfil lipídico.

19 Mar. 2019

Os resultados do estudo ReFLeCT – um estudo de vida real realizado à escala mundial – foram recentemente apresentados na Conferência Diabetes UK Professional (DUK) 2019, em Liverpool. O estudo ReFLeCT demonstrou que pessoas com diabetes tipo 1 ou diabetes tipo 2 que começaram a utilizar insulina degludec por indicação do seu médico na sua rotina clínica, em substituição de outras insulinas basais, principalmente insulina glargina (U100 ou U300) e insulina detemir, melhoraram o controlo dos seus níveis de glicose no sangue, apresentando uma redução significativa da taxa de hipoglicemias (descidas de açúcar no sangue, potencialmente perigosas).

13 Mar. 2019

A estrear-se no 15.º Congresso Português de Diabetes, o 1.º Simpósio Luso-Brasileiro de Diabetes foi constituído por uma sessão dedicada às recomendações conjuntas entre Portugal e Brasil no tratamento da diabetes tipo 2. Um projeto em desenvolvimento e que tem o propósito de “estabelecer um posicionamento para os países de língua portuguesa”. A iniciativa da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) visa, assim, uniformizar os tratamentos da patologia nos dois países. Assista ao vídeo da entrevista ao Dr. João Nunes Salles, vice-presidente da SBD.

13 Mar. 2019

“Quando tratamos as pessoas com diabetes, fazemo-lo para a vida inteira. Isto gera um tipo de sensibilidade diferente e que se transmite, depois, no relacionamento e vivência entre os colegas. Por esta e outras razões, este é um Congresso com características únicas.” Esta foi a resposta do Dr. Luís Gardete Correia ao desafio lançado pela News Farma de explicar o que significa, afinal, viver o Congresso Português de Diabetes.

10 Mar. 2019

Prestes a terminar, o 15.º Congresso Português de Diabetes começa a despedir-se de Vilamoura, no Algarve, o local escolhido para receber a comunidade médica e científica que se dedica diariamente à gestão e tratamento da diabetes. Com mais de 1.400 participantes, que diariamente acompanharam as novidades e avanços em Diabetologia, o Congresso garante o seu lugar de destaque no panorama científico nacional. 

10 Mar. 2019

No segundo dia do Congresso decorreu a apresentação do “Manual Prático de Insulinoterapia na Diabetes Tipo 2”, uma obra da autoria do Dr. Bruno Almeida, médico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e Medical Affairs Lead Diabetes da Lilly Portugal. Em entrevista à News Farma, o especialista afirmou que o objetivo principal do Manual é facilitar a tomada de decisão clínica no que diz respeito à insulinoterapia, apresentando as perguntas e respostas mais frequentes sobre o tema.

09 Mar. 2019

Perante uma sala preenchida e atenta, o Prof. Doutor João Filipe Raposo assinalou, ontem à tarde, o arranque oficial do 15.º Congresso Português de Diabetes. A sessão de abertura foi momento de união entre as diversas entidades envolvidas na gestão dos cuidados da pessoa com diabetes. Veja os melhores momentos do primeiro dia do Congresso com a nossa fotogaleria.

06 Mar. 2019

Um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade de Genebra poderá ter criado um avanço significativo no tratamento da diabetes. A investigação teve por base a reprogramação das células pancreáticas, que permitiu que o pâncreas do doente voltasse a funcionar corretamente e produzisse insulina necessária para viver. 

06 Mar. 2019

No próximo dia 9 de março, a propósito do 15.º Congresso Português de Diabetes, vai ser apresentado o “Manual Prático de Insulinoterapia na Diabetes Tipo 2”, da autoria do Dr. Bruno Almeida, médico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e Medical Affairs Lead Diabetes da Lilly Portugal, com prefácio escrito pelo presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD), Dr. Rui Duarte, e nota introdutória assinada pela Dr.ª Cristina Valadas, diretora do Serviço de Endocrinologia do Hospital Beatriz Ângelo. Com este manual pretende-se facilitar e desconstruir mitos em torno da insulinoterapia, de forma a contribuir para uma maior educação terapêutica.

 

06 Mar. 2019

Doenças cardiovasculares, doença renal e outras doenças associadas à diabetes são alguns dos temas que vão estar em destaque durante o 15.º Congresso Português de Diabetes, marcado para os dias 8, 9 e 10 de março, no Centro de Congressos do Algarve. Ao longo de mais de 16 simpósios e várias conferências, a reunião vai fazer um retrato do presente e do futuro da doença em Portugal e no mundo. As comorbilidades da diabetes preocupam os especialistas, tendo em conta o enorme impacto na qualidade de vida dos doentes e na despesa dos sistemas de saúde.

 

Newsletter

Opinião

Complicações vasculares da diabetes: prevenir para evitar
Dr.ª Isabel Mangas, médica endocrinologista do Centro Hospitalar Universitário do Porto
Dia Internacional da Tiroide: do diagnóstico ao tratamento das disfunções tiroideias
Dr.ª Maria João Oliveira, diretora do Serviço de Endocrinologia do CHVNG/E