Atualidade

19 Jun. 2024

Investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) estão a explorar as vantagens das flores comestíveis, como amores-perfeitos ou cravos, para a saúde e a melhor forma de as consumir para potenciar os seus benefícios. Pretendem agora perceber se estas flores podem efetivamente fazer a diferença nos sintomas associados à síndrome metabólica, como a diabetes ou a hipertensão arterial, tendo já submetido um projeto a avaliação. 

19 Jun. 2024

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra está a formar equipas de profissionais de saúde para o desenvolvimento do primeiro Percurso Clínico Integrado (PCI) para a diabetes. O início da introdução de doentes neste PCI decorreu a 17 de junho, abrangendo quatro unidades: a USF Norton de Matos, a USF Mondego, a USF Manuel da Cunhas — todas em Coimbra — e a USF Terras D’Uvária, em Oliveira do Hospital.

19 Jun. 2024

Cinco cientistas de várias nacionalidades que contribuíram para avançar em tratamentos da diabetes e da obesidade venceram o Prémio Princesa das Astúrias da Investigação Científica 2024. "Nos últimos anos houve um grande avanço no tratamento da diabetes do tipo 2” com o aparecimento de fármacos que utilizam um princípio ativo que, por outro lado, "produz um notável redução do apetite", com a revista Science a considerar estes medicamentos "contra a obesidade como o maior avanço científico de 2023", destacou o júri do Prémio Princesa das Astúrias da Investigação Científica 2024, num comunicado.

05 Jun. 2024

O 1.º Encontro Nacional do Diabetes em Movimento, evento organizado em parceria pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela Câmara Municipal da Covilhã, no dia 24 de maio de 2024, teve a participação de cerca de 800 pessoas, entre utentes com diabetes do tipo 2, profissionais de saúde e representantes das instituições que implementam o programa localmente.

22 maio 2024

Os medicamentos biossimilares, fármacos biológicos não protegidos por patente, permitiram poupar numa década mais de 140 milhões de euros ao Estado, mas segundo a Associação de Medicamentos Genéricos e Biossimilares, o seu uso permanece aquém do “pleno potencial”.  A Associação de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (Apogen), presidida por Maria do Carmo Neves, reforça em comunicado que os biossimilares já são amplamente usados em outras patologias autoimunes e crónicas, nomeadamente na diabetes, na oncologia, nas perturbações do crescimento ou na psoríase, "tendo demonstrado uma elevada qualidade, eficácia e segurança". 

22 maio 2024

Em contagem decrescente para o 30.º Congresso Nacional de Medicina Interna (CNMI), organizado pelo Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, de 23 a 26 de maio, no Centro de Congressos do Algarve, em Vilamoura, a Bayer vai marcar presença e promover um simpósio focado na mudança de prognóstico cardiorrenal dos doentes com diabetes tipo 2 (DT2), conduzido por Francisco Araújo, no qual vão participar os especialistas Joana Louro, Joana Pimenta, Rodrigo Leão e Susana Heitor.

22 maio 2024

Amanhã, 23 de maio, pelas 14h00, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) volta a debater os grandes temas da diabetes, na segunda talk "Diabetes: Presente e Futuro". A sessão, realizada em parceria com a Renascença para assinalar o 98.º aniversário da Associação, poderá ser acompanhada em direto através do Facebook da APDP e no Site e Facebook da Rádio Renascença. 

15 maio 2024

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) assinalou o seu 98.º aniversário com a conferência "O que é a Diabetes e o que a ciência tem feito para a combater", esta segunda-feira, 13 de maio. “Cada vez mais perto dos 100 anos, mantemos o compromisso que sempre nos foi tão característico e continuaremos a lutar pelos direitos de quem vive com diabetes!”, afirma José Manuel Boavida, presidente da APDP. Fique a par dos melhores momentos da sessão através da nossa fotogaleria.

08 maio 2024

Investigadores do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial(INEGI), no Porto, desenvolveram um sistema que, incorporado num sapato e ligado a uma aplicação móvel, permite monitorizar o pé diabético e prevenir o desenvolvimento de complicações. 

02 maio 2024

A  Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) é uma das organizações que integra uma iniciativa pioneira que visa melhorar e promover a saúde das pessoas com diabetes tipo 2 através de uma abordagem de mudança de estilo de vida. 

Apoios

Boehringer Ingelheim & Lilly Alliance MerckServier