Atualidade

25 maio 2022

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) alia-se ao alerta da European Society of Endocrinology (ESE) e da Fundação Europeia das Hormonas e do Metabolismo (ESE Foundation) por ocasião do Dia Europeu da Hormona, que se assinala a 23 de maio. Estas sociedades médicas impelem, em conjunto com a União Europeia e os estados europeus, a criarem os regulamentos necessários para um ambiente não-tóxico e que banam as substâncias nocivas, com as quais os seres humanos convivem diariamente.

25 maio 2022

O 18.º Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, assinalou-se a 21 de maio, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade portuguesa para o problema da obesidade e as implicações que esta tem na saúde. A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) calebra este dia, destacando a importância do reconhecimento da obesidade como uma doença em prevalência crescente e a sua forte associação ao crescimento global da diabetes.

19 maio 2022

A linagliptina celebra o 10.º aniversário da sua utilização em Portugal. Desta forma, a Boehringer Ingelheim vai lançar um e-learning denominado “No tratamento da diabetes tipo 2 há um iDPP-4 que se destaca” onde serão explorados conteúdos relativos à utilização do fármaco. O primeiro de três módulos ficará disponível já no próximo dia 30 de maio.

18 maio 2022

No âmbito do dia mundial da hipertensão arterial (HTA) que se assinala a 17 de maio, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) alerta para a grande prevalência da hipertensão arterial em pessoas com diabetes. A associação enfatiza o papel do doente em que este deve medir regularmente a sua tensão arterial (TA) para prevenir complicações associadas a esta doença.

11 maio 2022

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) assinala o seu 96.º aniversário no próximo dia 13 de maio, reforçando o seu papel ativo na defesa dos direitos das pessoas com diabetes. A associação, que foi aceite como membro do Global Diabetes Compact Forum, fórum consultivo da OMS, revela o segredo para a sua longevidade e volta a assumir o compromisso de continuar a intervir na comunidade na prevenção e no acompanhamento das pessoas com diabetes.

11 maio 2022

O combate à desnutrição infantil em países em vias de desenvolvimento é o principal objetivo do projeto “MORfood”, uma investigação em curso na Universidade de Coimbra (UC), que também reúne investigadores das Universidades do Porto e Agostinho Neto (Angola).

05 maio 2022

Integrado no 18.º Congresso Português da Diabetes, o simpósio da Abbott, intitulado “O Sistema Freestyle Libre onde a ciência e a tecnologia revolucionam a diabetes”, debateu as novas abordagens de monitorização da diabetes disponíveis nesta nova era digital.

04 maio 2022

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) tem recebido pedidos de ajuda de pessoas que, por terem diabetes, ainda estão a ser penalizadas e discriminadas no acesso a créditos bancários por causa dos seguros de vida. A associação recorda que o diploma que consagra o direito ao esquecimento foi aprovado no dia 22 de outubro e tinha como data prevista de entrada em vigor a 1 de janeiro de 2022, no entanto ainda não começou a ser aplicado.

27 Abr. 2022

O presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP), o Dr. José Manuel Boavida, defende uma maior agilização do acesso a bombas de insulina para permitir que cheguem mais rapidamente a cerca de 15 mil pessoas com diabetes.

27 Abr. 2022

A Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e o Ginásio Clube Português (GCP) lembram os benefícios da atividade física para a prevenção e controlo da diabetes e alertam para os perigos de uma vida sedentária. A inatividade física constitui um fator de risco responsável por cerca de 5 milhões de mortes anuais no mundo e contribui para o aparecimento das principais doenças crónicas não transmissíveis, como a diabetes tipo 2.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

Apoios

AbbottAstrazenecaBialBoehringer Ingelheim & Lilly Alliance Medinfar

LifescanLillyMSDMundipharma Novo NordiskRocheTecnimede