Atualidade

22 maio 2019

O 21.º Congresso Europeu de Endocrinologia decorreu entre os dias 18 e 21 de maio e teve lugar em Lyon, França. Portugal marcou presença. 

22 maio 2019

Ontem, dia 21 de maio, três pessoas com diabetes da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) colocaram, pela primeira vez, uma bomba de insulina inteligente. Apesar de ainda não estarem disponíveis em Portugal, estas bombas já estão aprovadas a nível europeu e trazem benefícios do ponto de vista da gestão da diabetes. A APDP será a primeira associação em Portugal que irá receber estas bombas de insulina para um projeto piloto de utilização destas bombas. Em entrevista, o Prof. Doutor João Filipe Raposo explicou o mecânismo desta nova tecnologia. Alexandra Costa e João Nabais partilharam as expectativas desta experiência com o My Diabetes. Assista ao vídeo.

15 maio 2019

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) assinalou o seu 93.º aniversário no passado dia 13 de maio. A comemoração deste momento foi marcada, à semelhança dos anos anteriores, pela entrega de medalhas a pessoas que vivem com diabetes há 50 ou mais anos, o que espelha o papel que a instituição tem vindo a desempenhar na promoção do tratamento da pessoa com diabetes. Assista ao vídeo que marcou a efeméride.

14 maio 2019

A Medtronic anunciou a publicação do estudo SMILE no The Lancet Diabetes & Endocrinology. O SMILE (Study of MiniMed 640G Insulin Pump with SmartGuard TM in prevention of Low Glucose Events in adults with Type 1 diabetes) é o maior estudo randomizado controlado de investigação da efetividade e segurança do sistema MiniMed 640G com SmartGuard, em comparação com a terapia com bomba de insulina sem monitorização contínua de glicose (CGM), na diminuição de hipoglicemias.

14 maio 2019

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) é Centro de Tratamento de Diabetes com Dispositivos de Perfusão Subcutânea Contínua de Insulina, e até ao final do ano iniciará este tipo de tratamento a 48 utentes: 44 em utentes em idade pediátrica, dos dois aos 18 anos, e os restantes quatro em adultos. Os dispositivos de perfusão subcutânea contínua de insulina destinam-se a pessoas com diabetes mellitus tipo 1, e melhoram significativamente a qualidade de vida destes utentes. Os primeiros dispositivos serão colocados já durante o mês de maio.

14 maio 2019

A Pikdare acrescentou à sua linha de agulhas INSUPEN e ao Protocolo da Diabetes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) a agulha de mais fino diâmetro exterior, a 33 G (0,20 mm), que dá menor sensação de intrusão e de desconforto.

08 maio 2019

A Boehringer Ingelheim conquistou o maior prémio de investigação e desenvolvimento farmacêutico do Mundo, o Prix Galien 2018, na categoria de Melhor Produto Farmacêutico. Trata-se de um dos mais importantes reconhecimentos internacionais nesta área, considerado mesmo o equivalente ao Prémio Nobel no campo da investigação e inovação farmacêutica.

08 maio 2019

“Milhões de lancetas, tiras reativas e agulhas, usadas para monitorizar e tratar a diabetes mellitus, acabam todos os dias no lixo doméstico porque não é feita uma recolha segura das mesmas. Trata-se de um problema de Saúde Pública sobre o qual os ministérios da Saúde e do Ambiente têm de atuar urgentemente”, alertam a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) e a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

06 maio 2019

Novo Nordisk anuncia que a insulina degludec se encontra comparticipada para o tratamento de diabetes mellitus tipo 1 permitindo a redução de risco de hipoglicemias. Este análogo de insulina basal de nova geração obteve a comparticipação do Estado Português devido ao reconhecimento de valor terapêutico acrescentado pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) na redução do risco de hipoglicemias nas pessoas com diabetes tipo 1.

06 maio 2019

A equipa portuguesa de futsal de pessoas com diabetes, DiabPT United, vai participar no DiaEuro 2019, que decorrerá de 21 a 26 de julho em Kiev, na Ucrânia, e está à procura de novos jogadores.

Newsletter

Opinião

Complicações vasculares da diabetes: prevenir para evitar
Dr.ª Isabel Mangas, médica endocrinologista do Centro Hospitalar Universitário do Porto
Dia Internacional da Tiroide: do diagnóstico ao tratamento das disfunções tiroideias
Dr.ª Maria João Oliveira, diretora do Serviço de Endocrinologia do CHVNG/E