Entrevistas

“Alterações tiroideias na grávida estão sempre associadas a uma série de comorbilidades, quer maternas, quer fetais”
Dr.ª Diana Catarino
27 Nov. 2020

“Disfunção tiroideia na gravidez” foi o tema apresentado pela Dr.ª Diana Catarino, do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), durante as 24.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra, que decorreram nos dias 6 e 7 de novembro. Em conversa com o My Diabetes, a especialista adiantou algumas das conclusões da sua apresentação e da mesa redonda. Assista ao vídeo.

“Hoje, podemos dizer que a obesidade é uma pandemia dentro de outra pandemia”
Dr.ª Joana Reis Guiomar
27 Nov. 2020

A Dr.ª Joana Reis Guiomar, do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), foi uma das preletoras na sessão “Obesidade: A Outra Pandemia”, no âmbito das 24.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra, que decorreram nos dias 6 e 7 de novembro. Em entrevista ao My Diabetes, a endocrinologista descreveu os maiores desafios para o futuro, assim como as principais conclusões da sua apresentação, “Indicações e contra-indicações para cirurgia bariátrica”. Veja o depoimento.

O papel da teleconsulta no tratamento das patologias da tiroide
Prof. Doutor Miguel Melo
27 Nov. 2020

No âmbito das 24.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra, que decorreram nos dias 6 e 7 de novembro, em formato virtual, o My Diabetes conversou com o Prof. Doutor Miguel Melo, presidente da Comissão Organizadora do evento e endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), sobre a mesa redonda ligada à tiroide e as suas principais conclusões. O especialista foi responsável pela moderação da sessão, na companhia da Dr.ª Cristina Ribeiro, endocrinologista na mesma instituição, e da Dr.ª Célia Mendes, do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte (ACES Pinhal Interior Norte). Assista ao depoimento em vídeo.

24.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra foram “um desafio superado”
Dr.ª Isabel Paiva
27 Nov. 2020

“Aprendemos a lidar com uma realidade nova e no fim ficámos todos contentes, porque achámos que foi um desafio superado”. Quem o diz é a Dr.ª Isabel Paiva, presidente das 24.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra e diretora do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), que, em entrevista ao My Diabetes, fez um balanço do formato virtual do evento, que decorreu nos dias 6 e 7 de novembro. Veja o vídeo.

Desafios e oportunidades da telemedicina no acompanhamento dos doentes com diabetes em plena pandemia
Dr. Jorge Pedro
25 Nov. 2020

O Centro Hospitalar Universitário de São João do Porto foi a primeira instituição de saúde do País a receber doentes infetados pelo SARS-CoV-2, que se viu obrigada a uma reorganização rápida, bem como à suspensão das consultas presenciais e restante atividade médica programada, estando agora a regressar lentamente. O My Diabetes falou com o Dr. Jorge Pedro, clínico nesta unidade, que listou os desafios e as oportunidades da telemedicina no atual contexto pandémico, particularmente nos doentes em insulinoterapia. Leia o depoimento.

Dados do estudo EMPEROR-Reduced demonstram potencial da empagliflozina no tratamento da IC-FER
Prof. Doutor Rui Baptista
18 Nov. 2020

O EMPA-REG OUTCOME, um ensaio clínico aleatorizado e que incluiu uma amostra de 7020 doentes com diabetes mellitus tipo 2 (DMT2) e doença cardiovascular estabelecida, foi o primeiro estudo a demonstrar que um inibidor da SGTL2, neste caso, a empagliflozina, era capaz de reduzir a mortalidade e morbilidade cardiovascular em doentes com DMT2 e risco cardiovascular elevado. Volvidos cinco anos desde a publicação destes resultados, o estudo EMPEROR-Reduced, divulgado no passado Congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), mostrou que a empagliflozina conseguiu reduzir em 25% o risco de hospitalização por insuficiência cardíaca em doentes com IC e fração de ejeção reduzida (FER), com ou sem diabetes. Em entrevista ao My Cardiologia, o Prof. Doutor Rui Baptista, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, considera que os dados do EMPEROR-Reduced “suportam a utilização destes fármacos em vários cenários clínicos”.

Dia Mundial da Diabetes: “Apesar da pandemia, é preciso manter a prevenção”
Dr.ª Rita Nortadas
11 Nov. 2020

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que se celebra sábado, 14 de novembro, a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD) decidiu associar-se ao tema escolhido pela Federação Internacional de Diabetes – “Os Enfermeiros e a Diabetes” – e está a dinamizar um conjunto de campanhas de sensibilização como forma de alertar a população para a diabetes. Em entrevista à My Diabetes, a secretária-geral da SPD, Dr.ª Rita Nortadas, destacou o papel destes e de todos os profissionais de saúde na educação do doente. Leia a entrevista completa.

Abordagem terapêutica da diabetes
Dr. Carlos Tavares Bello
29 Jul. 2020

O Dr. Carlos Tavares Bello, especialista no Hospital Egas Moniz, esteve à conversa com o My Diabetes acerca da evolução do tratamento da doença nos últimos anos, bem como as guidelines da EASD e da ADA. Em entrevista, o médico fala ainda sobre as classes farmacológicas e respetivos critérios de seleção de doentes. Leia a entrevista na íntegra.

Obesidade: estratégias, sensibilização e a escolha do "doente certo"
Dr. Diogo Barros Ramos
22 Jul. 2020

O My Diabetes falou com o Dr. Diogo Barros Ramos, especialista na USF Rio Dão em Santa Comba Dão, sobre as estratégias adotadas em consulta para a sensibilização dos doentes com excesso de peso e obesidade e também sobre a prevalência da doença na zona de Viseu. Leia a entrevista na íntegra.

O que distingue o REWIND dos restantes estudos de outcomes cardiovasculares?
Prof. Doutor Miguel Melo
16 Jun. 2020

Esta foi a questão colocada pelo My Diabetes ao Prof. Doutor Miguel Melo no final da reunião promovida pela Lilly com o propósito de dar a conhecer o ensaio REWIND, oestudo de outcomes cardiovasculares do Dulaglutido uma molécula da classe dos agonistas dos recetores GLP-1. De uma forma sumária, o endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra descreve algumas das características diferenciadoras do estudo que veio mudar o paradigma no tratamento da diabetes tipo 2. Assista ao vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB