Entrevistas

As vidas perdidas para a obesidade
Prof.ª Doutora Margarida Borges
14 Dez. 2021

“Em 2018, Portugal perdeu aproximadamente 200 mil anos de vida por razões associadas à obesidade”. Palavras da Prof.ª Doutora Margarida Borges, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, que marcaram a sessão de abertura do 25.º Congresso Português de Obesidade, sobre os resultados do estudo “O custo e a carga da obesidade em Portugal”. Veja o depoimento em vídeo.

“Vivemos uma pandemia de obesidade”
Dr. José Silva Nunes
14 Dez. 2021

“Os resultados apresentados no congresso relativamente aos custos da obesidade serão um fator sensibilizador para os decisores políticos mudarem a sua atitude no que concerne à comparticipação dos fármacos e terem em evidência que, com a comparticipação, acabam por ganhar e poupar dinheiro, no futuro.” Quem o afirma é o Dr. José Silva Nunes, do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, do Hospital Curry Cabral. Assista à entrevista.

“A obesidade associa-se a um aumento da frequência de catarata, glaucoma e edema macular”
Prof. Doutor Davide Carvalho
14 Dez. 2021

A conferência “Obesidade e a doença ocular”, sob a moderação do Prof. Doutor Davide Carvalho e da Dr.ª Dircea Rodrigues, debateu dois grandes aspetos: diagnóstico e tratamento das alterações oftálmicas quando relacionadas com a obesidade. O especialista Prof. Doutor Davide Carvalho, em entrevista, partilhou as mensagem-chave da sessão.

“Demos um pequeno contributo nesta luta contra a obesidade”
Prof.ª Doutora Paula Freitas
14 Dez. 2021

“É o sentimento de missão cumprida”, destaca a Prof.ª Doutora Paula Freitas, presidente cessante da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade, no âmbito no 25.º Congresso Português de Obesidade. Em entrevista, a especialista realizou o balanço do congresso e enquanto presidente cessante. Assista ao vídeo.

Especialista em MGF “assume um papel integrador de cuidados de saúde”
Dr.ª Ana Carolina Neves
02 Dez. 2021

Dr.ª Ana Carolina Neves, endocrinologista da Unidade de Diabetes do Hospital CUF Descobertas, esteve à conversa com a My Diabetes, no âmbito da iniciativa  2.º Update de Diabetes, e salientou a pertinência da atualização sobre os vários temas relacionados com a diabetologia. Mencionou, ainda, que os especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF) assumem “um papel integrador de cuidados de saúde”. Leia a entrevista.

“A Dr.ª Fernanda Guerra marcou gerações inteiras”
Dr.ª Ana Maia Silva
22 Nov. 2021

Dr.ª Ana Maia Silva esteve presente nas 12.as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar que decorreram em Viana do Castelo. Em entrevista à My Diabetes, a especialista da Unidade Local de Saúde do Alto Minho enumerou as qualidades científicas e humanas da Dr.ª Fernanda Guerra e abordou a questão dos agonistas dos recetores de GLP-1.

Estado de arte da terapêutica farmacológica da obesidade
Prof. Doutora Paula Freitas
22 Nov. 2021

Prof.ª Doutora Paula Freitas marcou presença nas 12.as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar e, em entrevista à My Diabetes, falou sobre o estado de arte relativamente à terapêutica farmacológica da obesidade. Assista ao depoimento.

“Os médicos de MGF são a pedra angular no tratamento dos doentes com diabetes”
Prof. Doutor Davide Carvalho
22 Nov. 2021

As 12.as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar, que se realizaram nos dias 12 e 13 de novembro, procuraram contribuir para a atualização e introdução de novas terapêuticas, e ainda discutir os aspetos relativos às modificações de estilos de vida. O Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente do evento, destacou a importância dos especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) no tratamento e gestão dos doentes com diabetes.

A abordagem na prevenção da doença cardíaca e renal
Dr.ª Liliana Costa
22 Nov. 2021

A Dr.ª Liliana Costa esteve presente nas 12.as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar, que ocorreram nos dias 12 e 13 de novembro, em Viana de Castelo. Em entrevista à My Diabetes, a médica abordou qual a abordagem correta na prevenção da doença cardíaca e renal.

A Oncologia em 2022: “Duas alterações da classificação e um maior número de genes”
Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões
19 Nov. 2021

Integrado no Simpósio da Tiroide, que se realizou no segundo dia das XV Jornadas de Diabetes da Madeira, decorreu a sessão “A Oncologia em 2022: Integração da clínica, Imagiologia, patologia e patologia molecular na selecção terapêutica”. A sessão contou com a participação do Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões, que, em entrevista à My Diabetes, contou o propósito da sessão, destacando as principais alterações na área dos carcinomas. Veja o vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

Apoios

AbbottAstrazenecaBialBoehringer Ingelheim & Lilly Alliance Medinfar

LifescanLillyMSDMundipharma Novo NordiskRocheTecnimede