Entrevistas

Informação, união e iniciativa: o papel da SPEDM face à pandemia
Prof. Doutor Davide Carvalho
01 Abr. 2020

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), juntamente com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia e com o Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI), irão lançar um portal “com profissionais de saúde para responder às dúvidas dos doentes com diabetes”. Quem o explica é o Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente da SPEDM, em entrevista ao My Diabetes. Assista às declarações em vídeo.

As adaptações de um especialista em “tempos desafiadores” de pandemia
Prof. Doutor Davide Carvalho
25 Mar. 2020

Apesar do período de “alguma incerteza e insegurança”, o Prof. Doutor Davide Carvalho tem-se adaptado às restrições de segurança face à nova pandemia no que respeita aos cuidados prestados aos seus doentes. O presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) falou com o My Diabetes sobre as adaptações que tem feito na sua prática clínica, acreditando que estes tempos irão “modificar a atitude dos profissionais de saúde” daqui para a frente. Assista às declarações em vídeo.

“Temos que educar melhor os doentes para obtermos o máximo de rendimento dos equipamentos”
Prof. Doutor Davide Carvalho
17 Mar. 2020

O Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), foi um dos palestrantes a integrar o painel de discussão do simpósio “O impacto do Sistema de Monitorização da Glicose FreeStyle Libre em Portugal”, no 16.º Congresso Português de Diabetes. Em vídeo, o endocrinologista salienta os benefícios já demonstrados pelos dados de vida real.

Monitorização contínua melhora o controlo glicémico e afasta as complicações associadas à diabetes
Dr. José Manuel Boavida
17 Mar. 2020

“Ao controlar cada vez melhor a glicemia evitam-se as complicações associadas à diabetes e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida deste doente”. A garantia foi dada pelo Dr. José Manuel Boavida, presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, a propósito do simpósio “O impacto do Sistema de Monitorização da Glicose FreeStyle Libre em Portugal”, no 16.º Congresso Português de Diabetes. Em vídeo, o clínico destaca a importância de o doente conseguir, através desta ferramenta, realizar a sua avaliação científica.

FreeStyle Libre: sistema fornece aos doentes “um maior reflexo das suas atitudes”
Prof. Doutor Miguel Melo
17 Mar. 2020

No 16.º Congresso Português de Diabetes, o Abbott promoveu um simpósio onde reuniu endocrinologistas para analisar o impacto do sistema de monitorização da glicose, FreeStyle Libre, em Portugal. Palestrante da sessão, o Prof. Doutor Miguel Melo, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, afirma que os resultados reais em mais de 11 mil doentes comprovam o controlo e a eficácia deste dispositivo que permite que cada doente tenha acesso rápido aos efeitos dos seus comportamentos. Assista ao vídeo da entrevista.

“Tecnologia inovadora e revolucionária pela quantidade de informação que disponibiliza ao doente”
Prof.ª Doutora Helena Cardoso
17 Mar. 2020

A quantidade de informação a que a pessoa com diabetes tem acesso, sobre o seu controlo metabólico,  é uma das principais qualidades salientadas pela Prof.ª Doutora Helena Cardoso, do Centro Hospitalar Universitário do Porto, ao My Diabetes, sobre a utilização do FreeStyle Libre, que veio assim “fazer a diferença” no controlo glicémico, permitindo que as pessoas com diabetes possam ser mais conscientes do que fazem e, acima de tudo, do que podem fazer para ter a doença controlada. Assista ao depoimento em vídeo.

Dispositivo do Abbot trouxe “informação e capacidade crítica” à pessoa com diabetes
Prof. Doutor João Raposo
17 Mar. 2020

O sistema de monitorização da glicose FreeStyle Libre representa já uma “evolução revolucionária no tratamento das pessoas com diabetes”. Palavras do Prof. Doutor João Raposo, que, em entrevista ao My Diabetes, afirma que esta tecnologia “mudou o paradigma da vigilância das glicémias capilares”. Veja o depoimento em vídeo.

Uso precoce dos inibidores SGLT2 na prevenção da nefropatia diabética
Prof. Dr. Per-Henrik Groop
09 Mar. 2020

O Prof. Dr. Per-Henrik Groop marcou presença no simpósio organizado pela Aliança Boehringer Ingelheim/Lilly para falar sobre “SGLT2-inhibition – a tool to improve the health of the kidney and the heart”. Após a sessão, o professor de Nefrologia da Universidade de Helsínquia conversou com o My Diabetes sobre os benefícios renais da utilização de empagliflozina em doentes com diabetes tipo 2, observados no ensaio clínico EMPA-REG OUTCOME e já suportados por estudos publicados posteriormente. Assista à entrevista em vídeo.

Inibidores SGLT2: impacto na insuficiência terapêutica em pessoas com diabetes
Prof.ª Doutora Cristina Gavina
09 Mar. 2020

“The heart and the kidney: a sweet connection” foi o tema apresentado pela Prof.ª Doutora Cristina Gavina no âmbito do simpósio promovido pela Aliança Boehringer Ingelheim/Lilly, com enfoque nos dados sobre o impacto do uso de empagliflozina na insuficiência cardíaca, um dos principais eventos causadores de mortalidade cardiovascular. Em entrevista ao My Diabetes, a diretora do Serviço de Cardiologia do Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos sublinhou a importância de se compreender que ao tratar os doentes com inibidores SGLT2 está a mudar-se o prognóstico e que, por isso, esta classe tem de fazer parte do “cocktail terapêutico”.

Uma mudança “para melhor” no tratamento da diabetes com os inibidores SGLT2
Dr. João Jácome de Castro
09 Mar. 2020

A moderação do simpósio organizado pela Aliança Boehringer Ingelheim/Lilly, intitulado “The heart and the kidney: a sweet connection”, foi da responsabilidade do Dr. João Jácome de Castro, endocrinologista no Hospital das Forças Armadas, que no final da sessão partilhou com o My Diabetes o que mudou, na sua perspetiva, desde a apresentação do estudo EMPA-REG OUTCOME, em 2015, e a sua experiência da prática clínica com a utilização da empagliflozina. Assista às declarações em vídeo.

Newsletter

Opinião

Terapêutica nutricional
Prof.ª Doutora Carla Pedrosa
Disfunção do corpo carotídeo
Prof.ª Doutora Sílvia Vilares

PUB