Entrevistas
O Meliá Ria Hotel, em Aveiro, deu palco a mais uma edição das Jornadas de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição, do Serviço de Endocrinologia do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, que iniciaram ontem, 26 de maio, e terminam hoje, 27 de maio. A Dr.ª Joana Guimarães, como diretora do Serviço e presidente do encontro, fez o balanço, em entrevista, realçando com “satisfação que superou as expectativas”. Veja o depoimento em vídeo.
“O seu doente com DT2 está controlado… Estará protegido?” Esta foi a questão colocada nas VII Jornadas de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição de Aveiro, que serviu também de título à sessão da discussão decorrida ontem, 26 de maio. Na qualidade de preletor, o Prof. Doutor José Pereira de Moura, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), afirma que as armas terapêuticas disponíveis atualmente estão na origem da mudança de paradigma.
“Insulinoterapia no século XXI” foi o tema da sessão que contou com a moderação do Dr. Francisco Carrilho, especialista em Endocrinologia, inserida nas VII Jornadas de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição de Aveiro. O especialista, em entrevista à My Diabetes, destacou a “excelente apresentação da Dr.ª Joana Guimarães”. Veja o vídeo.
A Prof.ª Doutora Carla Pedrosa, membro do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, esteve presente na primeira mesa-redonda das Jornadas organizadas pelo Serviço de Aveiro. Em entrevista à My Diabetes, a especialista em Nutrição Clínica abordou os pontos-chave da sua apresentação. Veja o depoimento em vídeo.
A propósito dos 40 anos do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), a My Diabetes esteve em Aveiro e, em entrevista, conversou com a atual diretora do Serviço. Veja o depoimento da Dr.ª Joana Guimarães, em vídeo, e fique a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo destas quatro décadas.
A 8.ª edição das Jornadas de Endocrinologia Diabetes e Nutrição de Aveiro arranca esta quinta-feira, dia 26 de maio, e decorre até ao dia seguinte. A Dr.ª Joana Guimarães avança algumas das temáticas abordadas durante estes dois dias.
“Espero que após esta sessão os participantes saiam da sala com a confiança renovada no dulaglutido.” Foram estas as palavras iniciais do Dr. Jorge Pedro, endocrinologista no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) e um dos intervenientes do simpósio “O Manuel tem DT2: razões para iniciar um AR GLP-1”, dinamizado pela Lilly durante o XXVII Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo. Num breve depoimento, registado em vídeo, o médico apontou “as vantagens adicionais” dos agonistas do recetor de GLP-1.
Veja as declarações da Prof.ª Doutora Paula Freitas, no rescaldo do simpósio da Lilly, incluído no programa do XXVII Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, que decorreu de 12 a 14 de maio de 2022 no Porto Palácio Hotel. Após o simpósio intitulado “O Manuel tem DT2: razões para iniciar um AR GLP-1”, a assistente graduada no Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), que foi também preletora nesta sessão, apontou as razões pelas quais deverá ser iniciado o tratamento com AR GLP-1 em pessoas com diabetes mellitus tipo 2 (DMT2).
O Meliá Ria Hotel & Spa vai receber, nos dias 26 e 27 de maio, a 8.ª edição das Jornadas de Endocrinologia Diabetes e Nutrição de Aveiro. Em entrevista, a Dr.ª Joana Guimarães, na qualidade de presidente do encontro e diretora do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), deixou o convite a todos os interessados. Veja a entrevista em vídeo.
O XXVII Curso Pós-Graduado de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo foi palco do simpósio da MSD intitulado “iSGLT2 – da Maçã ao benefício cardiorrenal”. A moderação pertenceu à responsabilidade do Prof. Doutor Davide Carvalho, que partilhou com a My Diabetes o cerne da sessão.