Entrevistas

JEC: há 40 anos a partilhar conhecimento com outros profissionais de saúde
Dr. Almeida Ruas
13 Nov. 2019

Datava o ano de 1974 quando o serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC) se autonomizou e formou colaboradores no sentido de transmitir conhecimento sobre a área a outros profissionais de saúde. Foi com esse propósito que nasceram as Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra, até então denominadas Jornadas de Diabetologia de Coimbra, explica o Dr. Almeida Ruas, fundador do serviço e primeiro presidente das Jornadas que falou com o My Diabetes no decorrer da 23.ª edição do evento. Assista à entrevista em vídeo.

“Participantes ativos e interessados” reúnem-se nas Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra
Dr. Isabel Paiva
13 Nov. 2019

No ano em que se assinalam as 40 anos das Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Coimbra, o Hotel Vila Galé acolheu a 23.ª edição do evento nos passados dias 7, 8 e 9 de novembro. O My Diabetes entrevistou a Dr. Isabel Paiva, presidente das Jornadas e diretora do serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), que se mostra satisfeita e “com as expectativas preenchidas” acerca desta edição. Assista à conversa em vídeo na íntegra.

Tratamento da diabetes em idosos “deve ser personalizado e mais agressivo” dada a sua complexidade e prevalência
Dr.ª Claúdia Matta-Coelho
15 Out. 2019

Os doentes idosos apresentam, para além da diabetes, “múltiplas comorbilidades, tais como doença cardiovascular pré-estabelecida, doença renal crónica e disfunção cognitiva”, sendo por isso submetidos a vários medicamentos. É desta forma que a Dr.ª Claúdia Matta-Coelho justifica o aumento do risco de hipoglicémia nestes doentes. Em entrevista, a especialista sumariza as guias de orientação que devem ser seguidas no tratamento destes doentes. Assista ao vídeo.

Mudança de paradigma no tratamento da diabetes no doente coronário
Dr.ª Liliana Costa
15 Out. 2019

As pessoas com doença cardiovascular estabelecida “precisam de um tratamento diferenciado para a diabetes e, por isso, precisamos de pensar noutros mecanismos para tratar e proteger estes doentes”. As palavras são da Dr.ª Liliana Costa, em entrevista ao My Diabetes, sobre a mudança de paradigma no tratamento da diabetes no doente coronário, cuja recomendação surge através das guidelines da European Society of Cardiology (ESC). Veja o vídeo.

O papel do exame objetivo no diagnóstico da ginecomastia
Dr.ª Mariana Barbosa
15 Out. 2019

“Devemos fazer um exame físico completo, conhecer a história clínica do doente, que deve ser detalhada, e daí percebermos se de facto a ginecomastia será ou não patológica”. É desta forma que a Dr.ª Mariana Barbosa, do Hospital de Braga, explica a importância da realização do exame objetivo no diagnóstico da ginecomastia. Em vídeo, a médica alerta para relevância “de um estudo dirigido e adequado”. Assista à entrevista.

Hipertrigliceridemia: o que dizem as guidelines da ESC?
Dr.ª Sara Lopes
15 Out. 2019

A hipertrigliceridemia foi um dos temas que esteve em discussão durante as 2.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Braga. Neste sentido, a Dr.ª Sara Lopes, do Hospital de Braga, apresentou um caso clínico, no qual aplicou as guidelines da European Society of Cardiology (ESC) lançadas em agosto deste ano referentes a esta área. Em entrevista ao My Diabetes, a médica explica a mudança na abordagem terapêutica nestes doentes. Assista ao vídeo.

2.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Braga promovem formação médica contínua e relação entre especialistas
Dr.ª Olinda Marques
15 Out. 2019

“Os objetivos a que nos propusemos com as 2.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Braga foram cumpridos”, começa por referir a Dr.ª Olinda Marques, presidente da iniciativa que tem como objetivo colaborar na "formação médica contínua e estimular a relação e a participação entre colegas, de forma a melhor referenciar os doentes”. Assista à entrevista em vídeo sobre o balanço das jornadas, que tiveram lugar no Hotel Meliã, na cidade de Braga.

Correta classificação da diabetes é “um desafio transversal a todas as áreas médicas”
Dr.ª Maria Joana Santos
15 Out. 2019

Chegaram ao fim as 2.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Braga 2019 e o My Diabetes esteve à conversa com a Dr.ª Maria Joana Santos do Hospital de Braga. A endocrinologista realçou a importância de se classificar corretamente o tipo de diabetes nos doentes, uma vez que “muitas pessoas estão mal diagnosticadas há anos”. Para isso, a especialista acredita na importância de uma união de todas as especialidades da saúde de forma a melhor orientar os doentes. Assista à conversa em vídeo na íntegra.

A importância de unir especialidades clínicas no diagnóstico e tratamento da diabetes
Dr.ª Inês Barros
15 Out. 2019

“O nosso grande objetivo é promover uma maior comunicação com os colegas de Medicina Geral e Familiar”. Quem o diz é a Dr.ª Inês Barros, interna de Endocrinologia no Hospital de Braga, que falou com o My Diabetes no âmbito das 2.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Braga 2019. A jovem interna de Endocrinologia enfatiza a importância de uma boa comunicação entre especialidades no que respeita ao correto diagnóstico e tratamento da pessoa com diabetes. Assista à entrevista em vídeo.

Em contagem decrescente para as 2.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Braga
Dr.ª Olinda Marques
09 Out. 2019

As 2.ªs Jornadas de Endocrinologia e Diabetes de Braga 2019 decorrem já nos próximos dias 11 e 12 de outubro, no Hotel Meliã Braga. Numa entrevista ao My Diabetes, a Dr.ª Olinda Marques, presidente das Jornadas, esclarece que esta reunião conta com um reforço na “partilha de experiências na formação médica contínua”.

Newsletter

Opinião

Terapêutica nutricional
Prof.ª Doutora Carla Pedrosa
Disfunção do corpo carotídeo
Prof.ª Doutora Sílvia Vilares