Entrevistas

“É uma mais-valia poder tratar pessoas com diabetes no século XXI”
Dr.ª Isabel Manita
08 Fev. 2023

A manhã do segundo dia das 37.as Jornadas de Cardiologia, Hipertensão e Diabetes ficou marcada com o “Minicurso de Diabetes Mellitus”, que contou com a moderação e preleção da Dr.ª Isabel Manita. Em entrevista, a especialista em Endocrinologia, do Hospital Garcia de Orta, abordou as especificidades das sessões. Veja o vídeo.

Défice de selénio como fator de risco para doenças da tiroide
Prof. Doutor Leonidas Duntas
07 Fev. 2023

Convidado como palestrante da conferência SPEDM/ETA: “Selenium and thyroid:from basic science to clinical evidence”, o Prof. Doutor Leonidas Duntas abordou a relação do selénio com a saúde da tiroide baseada em estudos moleculares e aplicações clínicas. No Congresso Português de Endocrinologia, em entrevista à My Diabetes, o membro do Public Health Board da European Thyroid Association (ETA) esclareceu esta relação. Veja o vídeo.

Osso: “Um verdadeiro órgão endócrino”
Prof.ª Doutora Ana Paula Barbosa
04 Fev. 2023

Na qualidade de presidente da Sociedade Portuguesa de Osteoporose e Doenças Ósseas Metabólicas (SPODOM), a Prof.ª Doutora Ana Paula Barbosa esteve presente, como moderadora, na sessão “Saúde óssea: Que desafios para o endocrinologista?”. Em entrevista à My Diabetes, a endocrinologista explana esta relação que “não pode ser esquecida”. Veja o vídeo.

Abrir fronteiras aos inibidores SGLT2 com benefício inequívoco, tolerabilidade e eficácia
Prof. Doutor Davide Carvalho e Prof.ª Doutora Carla Santos
04 Fev. 2023

A marcar a tarde do segundo dia do Congresso Português de Endocrinologia decorreu a conferência “Are we flozinating beyond diabetes?”, que contou com a moderação do endocrinologista, Prof. Doutor Davide Carvalho, e preleção da nefrologista, Prof.ª Doutora Carla Santos. Em declarações à My Diabetes, os especialistas sublinham o posicionamento de uma classe farmacológica, que através de evidência robusta, tem “alargado o seu campo de atuação”. Veja os vídeos.

“Panóplia de fármacos augura um maior êxito no tratamento da obesidade”
Prof. Doutor José Silva Nunes
03 Fev. 2023

“O futuro [da obesidade], a curto prazo, augura algo de muito bom.” Palavras do Prof. Doutor José Silva Nunes, na qualidade de moderador da sessão “O tratamento da obesidade – presente e futuro”. Veja as declarações, em vídeo, do presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO) que aborda o futuro desta doença crónica e complexa.

É fundamental haver uma abordagem holística à diabetes tipo 2
Prof.ª Doutora Chantal Mathieu
03 Fev. 2023

O Congresso Português de Endocrinologia, que está a decorrer em Vilamoura até amanhã, 5 de fevereiro, fica marcado pela promoção das relações nacionais e internacionais. Veja a entrevista à Prof.ª Doutora Chantal Mathieu, presidente da European Association for the Study of Diabetes (EASD), sobre as mensagens-chave da sua prelação.

A casa da Endocrinologia: um trabalho colaborativo para servir melhor os doentes
Dr.ª Graça Freitas e Dr. Miguel Guimarães
03 Fev. 2023

O segundo dia do Congresso Português de Endocrinologia, a decorrer em Vilamoura, fica marcado pela sessão de abertura que contou com a presença da diretora-geral da Saúde, Dr.ª Graça Freitas, e pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Miguel Guimarães. Em entrevista à My Diabetes, destacam a importância de um trabalho conjunto para um futuro brilhante. Veja os depoimentos em vídeo.

Tumores da tiroide: “Uma área com um futuro extraordinário”
Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões
03 Fev. 2023

O Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões, fundador e presidente do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IPATIMUP), foi o responsável pela conferência que marcou o encerramento do primeiro dia do Congresso Português de Endocrinologia. Em entrevista, o patologista aborda o futuro do cancro da tiroide. Veja o vídeo.

“Os desafios da Saúde têm uma dimensão coletiva num mundo que está globalizado”
Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes
03 Fev. 2023

“Os desafios do sistema de saúde” foi o tema em debate na Conferência de Abertura do Congresso Português de Endocrinologia que está a decorrer em Vilamoura. Presidida pelo Prof. Doutor Adalberto Campos Fernandes, a comunicação contou com a moderação do Dr. João Jácome de Castro e do Dr. Jorge Dores. Em entrevista à My Diabetes, o professor da Escola Nacional de Saúde Pública, da Universidade Nova de Lisboa, transmitiu as mensagens-chave da sua preleção.

Pé diabético: uma abordagem multidisciplinar para prevenir incidência e complicações
Dr.ª Joana Guiomar
03 Fev. 2023

Vilamoura já abriu as portas ao Congresso Português de Endocrinologia/74.ª Reunião Anual da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), que decorre até domingo, 5 de fevereiro. O primeiro dia fica marcado pelos Cursos pré-Congresso que abordaram diversas áreas. “Enfermagem em Endocrinologia” foi o tema que contou com a preleção da Dr.ª Joana Guiomar que, em entrevista à My Diabetes, explana a abordagem e os cuidados a ter no pé diabético. Veja o vídeo.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

Apoios

AbbottAstrazenecaBialBoehringer Ingelheim & Lilly Alliance Medinfar

LifescanLillyMSDMundipharma Novo NordiskRocheTecnimede