Entrevistas

Abordagem terapêutica da diabetes
Dr. Carlos Tavares Bello
29 Jul. 2020

O Dr. Carlos Tavares Bello, especialista no Hospital Egas Moniz, esteve à conversa com o My Diabetes acerca da evolução do tratamento da doença nos últimos anos, bem como as guidelines da EASD e da ADA. Em entrevista, o médico fala ainda sobre as classes farmacológicas e respetivos critérios de seleção de doentes. Leia a entrevista na íntegra.

Obesidade: estratégias, sensibilização e a escolha do "doente certo"
Dr. Diogo Barros Ramos
22 Jul. 2020

O My Diabetes falou com o Dr. Diogo Barros Ramos, especialista na USF Rio Dão em Santa Comba Dão, sobre as estratégias adotadas em consulta para a sensibilização dos doentes com excesso de peso e obesidade e também sobre a prevalência da doença na zona de Viseu. Leia a entrevista na íntegra.

O que distingue o REWIND dos restantes estudos de outcomes cardiovasculares?
Prof. Doutor Miguel Melo
16 Jun. 2020

Esta foi a questão colocada pelo My Diabetes ao Prof. Doutor Miguel Melo no final da reunião promovida pela Lilly com o propósito de dar a conhecer o ensaio REWIND, oestudo de outcomes cardiovasculares do Dulaglutido uma molécula da classe dos agonistas dos recetores GLP-1. De uma forma sumária, o endocrinologista do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra descreve algumas das características diferenciadoras do estudo que veio mudar o paradigma no tratamento da diabetes tipo 2. Assista ao vídeo.

Diabetes e doença renal
Prof. Dr. Per-Henrik Groop
18 maio 2020

“Toda a classe teve, cada vez mais, evidência clínica, em particular, dos mecanismos da doença. Começou a haver um conjunto enorme de estudos que mostraram os mecanismos pelos quais no rim e no coração, nomeadamente, a empagliflozina protege-os e prolonga a vida". Palavras do Prof. Dr. Per-Henrik Groop, da Universidade de Helsínquia, no âmbito do simpósio patrocinado pela Aliança Boehringer Ingelheim|Lilly, no 16.º Congresso Português de Diabetes, onde apresentou os benefícios dos inibidores SGLT2, em particular da empagliflozina na proteção cardio-renal dos doentes com diabetes.

 

Diabetes e insuficiência cardíaca
Prof.ª Doutora Cristina Gavina
18 maio 2020

Com base na evidência existente, a Prof.ª Doutora Cristina Gavina, diretora do Serviço de Cardiologia do Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos, apresentou os benefícios dos inibidores SGLT2, em particular da empagliflozina na proteção cardio-renal dos doentes com diabetes. Em entrevista, a especialista afirma que “a evidência atual mostra que muita da mortalidade cardiovascular deve-se à insuficiência cardíaca e o estudo EMPA-REG OUTCOME evidenciou que, apesar de não ter sido definido como endpoint primário, o risco de hospitalização por insuficiência cardíaca foi reduzido muito favoravelmente pela empagliflozina, em doentes com e sem história de eventos aterotrombóticos". 

Informação, união e iniciativa: o papel da SPEDM face à pandemia
Prof. Doutor Davide Carvalho
01 Abr. 2020

A Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), juntamente com a Sociedade Portuguesa de Diabetologia e com o Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI), irão lançar um portal “com profissionais de saúde para responder às dúvidas dos doentes com diabetes”. Quem o explica é o Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente da SPEDM, em entrevista ao My Diabetes. Assista às declarações em vídeo.

As adaptações de um especialista em “tempos desafiadores” de pandemia
Prof. Doutor Davide Carvalho
25 Mar. 2020

Apesar do período de “alguma incerteza e insegurança”, o Prof. Doutor Davide Carvalho tem-se adaptado às restrições de segurança face à nova pandemia no que respeita aos cuidados prestados aos seus doentes. O presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) falou com o My Diabetes sobre as adaptações que tem feito na sua prática clínica, acreditando que estes tempos irão “modificar a atitude dos profissionais de saúde” daqui para a frente. Assista às declarações em vídeo.

“Temos que educar melhor os doentes para obtermos o máximo de rendimento dos equipamentos”
Prof. Doutor Davide Carvalho
17 Mar. 2020

O Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente da Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM), foi um dos palestrantes a integrar o painel de discussão do simpósio “O impacto do Sistema de Monitorização da Glicose FreeStyle Libre em Portugal”, no 16.º Congresso Português de Diabetes. Em vídeo, o endocrinologista salienta os benefícios já demonstrados pelos dados de vida real.

Monitorização contínua melhora o controlo glicémico e afasta as complicações associadas à diabetes
Dr. José Manuel Boavida
17 Mar. 2020

“Ao controlar cada vez melhor a glicemia evitam-se as complicações associadas à diabetes e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida deste doente”. A garantia foi dada pelo Dr. José Manuel Boavida, presidente da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, a propósito do simpósio “O impacto do Sistema de Monitorização da Glicose FreeStyle Libre em Portugal”, no 16.º Congresso Português de Diabetes. Em vídeo, o clínico destaca a importância de o doente conseguir, através desta ferramenta, realizar a sua avaliação científica.

FreeStyle Libre: sistema fornece aos doentes “um maior reflexo das suas atitudes”
Prof. Doutor Miguel Melo
17 Mar. 2020

No 16.º Congresso Português de Diabetes, o Abbott promoveu um simpósio onde reuniu endocrinologistas para analisar o impacto do sistema de monitorização da glicose, FreeStyle Libre, em Portugal. Palestrante da sessão, o Prof. Doutor Miguel Melo, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, afirma que os resultados reais em mais de 11 mil doentes comprovam o controlo e a eficácia deste dispositivo que permite que cada doente tenha acesso rápido aos efeitos dos seus comportamentos. Assista ao vídeo da entrevista.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB