Entrevistas

Especialista em MGF “assume um papel integrador de cuidados de saúde”
Dr.ª Ana Carolina Neves
02 Dez. 2021

Dr.ª Ana Carolina Neves, endocrinologista da Unidade de Diabetes do Hospital CUF Descobertas, esteve à conversa com a My Diabetes, no âmbito da iniciativa  2.º Update de Diabetes, e salientou a pertinência da atualização sobre os vários temas relacionados com a diabetologia. Mencionou, ainda, que os especialistas em Medicina Geral e Familiar (MGF) assumem “um papel integrador de cuidados de saúde”. Leia a entrevista.

“A Dr.ª Fernanda Guerra marcou gerações inteiras”
Dr.ª Ana Maia Silva
22 Nov. 2021

Dr.ª Ana Maia Silva esteve presente nas 12.as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar que decorreram em Viana do Castelo. Em entrevista à My Diabetes, a especialista da Unidade Local de Saúde do Alto Minho enumerou as qualidades científicas e humanas da Dr.ª Fernanda Guerra e abordou a questão dos agonistas dos recetores de GLP-1.

Estado de arte da terapêutica farmacológica da obesidade
Prof. Doutora Paula Freitas
22 Nov. 2021

Prof.ª Doutora Paula Freitas marcou presença nas 12.as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar e, em entrevista à My Diabetes, falou sobre o estado de arte relativamente à terapêutica farmacológica da obesidade. Assista ao depoimento.

“Os médicos de MGF são a pedra angular no tratamento dos doentes com diabetes”
Prof. Doutor Davide Carvalho
22 Nov. 2021

As 12.as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar, que se realizaram nos dias 12 e 13 de novembro, procuraram contribuir para a atualização e introdução de novas terapêuticas, e ainda discutir os aspetos relativos às modificações de estilos de vida. O Prof. Doutor Davide Carvalho, presidente do evento, destacou a importância dos especialistas de Medicina Geral e Familiar (MGF) no tratamento e gestão dos doentes com diabetes.

A abordagem na prevenção da doença cardíaca e renal
Dr.ª Liliana Costa
22 Nov. 2021

A Dr.ª Liliana Costa esteve presente nas 12.as Jornadas Nortenhas de Diabetologia Prática em Medicina Familiar, que ocorreram nos dias 12 e 13 de novembro, em Viana de Castelo. Em entrevista à My Diabetes, a médica abordou qual a abordagem correta na prevenção da doença cardíaca e renal.

A Oncologia em 2022: “Duas alterações da classificação e um maior número de genes”
Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões
19 Nov. 2021

Integrado no Simpósio da Tiroide, que se realizou no segundo dia das XV Jornadas de Diabetes da Madeira, decorreu a sessão “A Oncologia em 2022: Integração da clínica, Imagiologia, patologia e patologia molecular na selecção terapêutica”. A sessão contou com a participação do Prof. Doutor Manuel Sobrinho Simões, que, em entrevista à My Diabetes, contou o propósito da sessão, destacando as principais alterações na área dos carcinomas. Veja o vídeo.

“As XV Jornadas da Diabetes da Madeira foram um ganho”
Dr. Silvestre Abreu
19 Nov. 2021

“Com um atraso de um ano em relação ao prazo previsto, devido ao contexto pandémico”, as XV Jornadas da Diabetes da Madeira, bem como o 6.º Simpósio Satélite da Tiroide, realizaram-se nos dias 14 e 15 de outubro. Em entrevista, o Dr. Silvestre Abreu, diretor do Serviço de Endocrinologia do Hospital Central do Funchal, salientou os pontos altos do evento que juntou cerca de 510 especialistas para debaterem as novidades da área da diabetologia. Veja o depoimento.

Metformina em monoterapia? Evidências científicas no uso de terapêuticas combinadas podem ser mais vantajosas
Dr. João Sérgio Neves
19 Nov. 2021

Nas XV Jornadas de Diabetes da Madeira, que se realizaram no Centro de Congressos do Hotel Vidamar, no Funchal, foi discutido o tema “Iniciar sempre o tratamento com a metformina? Estará a prática clínica de acordo com a evidência?” O Dr. João Sérgio Neves, médico endocrinologista no Centro Hospitalar e Universitário do Porto, conduziu a apresentação, e, em entrevista à My Diabetes, indicou os argumentos a favor da monoterapia e da terapêutica dupla.

Do conhecido ao desconhecido: “O choque de duas pandemias”
Dr. Jorge Dores
19 Nov. 2021

As XV Jornadas de Diabetes da Madeira tiveram lugar nos passados dias 14 e 15 de outubro, no Centro de Congressos do Hotel Vidamar, no Funchal. O evento teve como objeto de discussão todos os setores de conhecimento ligados à área da diabetes. Em palavras à My Diabetes, o Dr. Jorge Dores, endocrinologista no Centro Hospitalar e Universitário do Porto, resumiu a sua apresentação nas jornadas, destacando os pontos principais.

A utilização de fármacos antidiabéticos no tratamento da DM1
Prof. Doutor Davide Carvalho
19 Nov. 2021

O Prof. Doutor Davide Carvalho marcou presença nas XV Jornadas de Diabetes da Madeira e procurou responder à questão “Deverão os medicamentos com comprovado benefício na doença cardiovascular na DM2 ser utilizados na DM1?”, num simpósio em que foi palestrante. Em entrevista à My Diabetes, o especialista partilhou os pontos-chave da sua intervenção.

Newsletter

Agenda

Agenda News Farma

PUB

Apoios

AbbottAstrazenecaBialBoehringer Ingelheim & Lilly Alliance Medinfar

LifescanLillyMSDMundipharma Novo NordiskRocheTecnimede