Opinião

Estratégia de atuação de neoplasia da tiroide de baixo risco
Miguel Melo
22 maio 2024

Leia o artigo da autoria de Miguel Melo, do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo, da ULS de Coimbra, sobre neoplasia endócrina de baixo risco. Será que há uma resposta certa? 

Doença arterial periférica: a importância da identificação precoce
Isabel Lavadinho
08 maio 2024

“Os doentes com doença arterial periférica apresentam elevadas taxas de morbilidade cardiovascular, sendo neles o risco de desenvolvimento de fibrilhação auricular, acidente vascular cerebral, enfarte agudo de miocárdio, muito mais elevado que na população em geral”. Leia o artigo de opinião da autoria de Isabel Lavadinho, assistente Hospitalar Graduada de Medicina Interna e diretora do Serviço de Medicina Interna do Hospital Dr. José Maria Grande (Portalegre), da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo.

Retinopatia diabética enquanto doença neurodegenerativa
Joana Tavares Ferreira
08 maio 2024

Joana Tavares Ferreira, assistente Hospitalar Graduada da ULS Santa Maria e professora da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é a autora deste artigo de opinião que alerta para o facto da retinopatia diabética ser a complicação oftalmológica microvascular mais comum da diabetes mellitus. 

A relevância da investigação de translação na pré-diabetes
Rita Machado de Oliveira
02 maio 2024

Leia o artigo de opinião da autoria de Rita Machado de Oliveira, co-Investigadora principal do grupo Metabolic Disease Reasearch Group (MEDIR), sobre o papel emergente dos exossomos. "A nossa janela de oportunidade para assegurar cuidados mais eficientes e sustentáveis na gestão da diabetes é agora. A investigação e os ensaios clínicos serão cruciais para usar o potencial das vesículas extracelulares em tratamentos seguros e eficazes", salienta. 

Uma luta pela igualdade no combate à obesidade
Carlos Oliveira e José Silva Nunes
02 maio 2024

A propósito do Dia Europeu dos Direitos dos Doentes, assinalado a 18 de abril, Carlos Oliveira. presidente da Associação Portuguesa de Pessoas que Vivem com Obesidade (ADEXO) e José Silva Nunes, presidente da Sociedade Portuguesa para o Estudo da Obesidade (SPEO), fazem uma reflexão "sobre as muitas batalhas enfrentadas por aqueles que lidam com doenças crónicas, nomeadamente a obesidade". Leia o artigo de opinião.

Prevenir para não remediar
Fátima Pinto
10 Abr. 2024

A diabetes mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença com elevada taxa de morbimortalidade e de difícil gestão. A sua prevenção pretende-se precoce, idealmente desde a idade infantil, ainda que isto não aconteça. As recomendações atuais para a prevenção pouco mudaram em relação ao que se conhecia até agora. Continua-se a preconizar a procura e a definição do risco de evolução para a DM2. Definido que esteja esse risco, há que agir em conformidade. Fique a par da perspetiva de Fátima Pinto, especialista em Medicina Interna, no Hospital da Horta.

Diabetes e insuficiência cardíaca: decida gerir e atuar mais cedo
Ana Filipa Rebelo
10 Abr. 2024

"Os estudos mostram que a presença de diabetes indica que a pessoa está em risco de insuficiência cardíaca (IC), e esses doentes, mesmo sem sintomas, devem ser considerados com risco aumentado de progressão para estadios mais avançados de IC." Palavras de Ana Filipa Rebelo, da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD), em artigo de opinião sobre a relação da diabetes com a IC e a forma como os especialistas podem intervir mais cedo na gestão das duas patologias.

Desafios na abordagem endocrinológica da pessoa transgénero
Sandra Paiva
27 Mar. 2024

Sandra Paiva, do Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo da Unidade Local de Saúde de Coimbra, partilha um artigo de opinião sobre os desafios na prática clínica na gestão endocrinológica da pessoa transgénero. Leia o artigo.

Espectro clínico-patológico dos tumores hipofisários com características agressivas
Luís Miguel Cardoso
13 Mar. 2024

Leia o artigo de opinião de Luís Miguel Cardoso, da Unidade Local de Saúde de Coimbra e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), sobre o espectro clínico-patológico dos tumores hipofisários com características agressivas.

"Perdas de peso mais significativas podem, inclusive, promover a remissão sustentada da diabetes"
Dr.ª Lia Ferreira
22 Nov. 2023

Leia o artigo de opinião da autoria da Dr.ª Lia Ferreira, Assistente Hospitalar de Endocrinologia no Centro Hospitalar Universitário de Santo António, a propósito desta mútua relação da diabetes e da obesidade e o que podem os profissionais de saúde fazer no combate a este que é considerado um problema de saúde pública.

Apoios

Boehringer Ingelheim & Lilly Alliance MerckServier