Atualidade

02 maio 2024

A  Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) é uma das organizações que integra uma iniciativa pioneira que visa melhorar e promover a saúde das pessoas com diabetes tipo 2 através de uma abordagem de mudança de estilo de vida. 

02 maio 2024

Um estudo divulgado sugere diferenças substanciais entre homens e mulheres no que toca à saúde, com os homens a serem afetados por doenças que conduzem mais à morte prematura. De acordo com os autores do trabalho, as diferenças entre homens e mulheres à escala global no que concerne à saúde foram consistentes desde 1990, excetuando para algumas doenças como a diabetes, cujo diferencial quase triplicou, atingindo mais os homens do que as mulheres. 

02 maio 2024

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2. Este tipo de alimentação contribui para melhorar a sensibilidade à insulina, é anti-inflamatória e antioxidante, melhora os níveis de glicose em jejum, de colesterol total, ajuda a diminuir o índice de massa corporal, o perímetro abdominal e diminui o risco de morte por doença cardiovascular. Estas são evidências recolhidas pelo projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” que esteve em destaque no Parlamento Europeu, no dia 18 de abril.

24 Abr. 2024

O Diabetes em Movimento é um programa comunitário de exercício físico para pessoas com diabetes tipo 2, implementado em Portugal sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes. Romeu Mendes, médico especialista em Saúde Pública, na direção-Geral da Saúde; ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro, explica os detalhes da iniciativa.

24 Abr. 2024

A associação das Unidades de Saúde Familiar considerou que a passagem para o modelo B, com ganhos por objetivos, está ameaçada pela generalização das Unidades Locais de Saúde e por modelos de remuneração que criam incerteza e “problemas éticos”. A associação elogia o modelo B aplicado às USF, lembrando que todos os indicadores mostram que este modelo “gasta menos em exames e com a medicação prescrita”, conseguindo evitar mais idas às urgências hospitalares e mais internamentos, quer por doenças crónicas, como a hipertensão arterial ou diabetes, quer por doenças agudas, como as pneumonias.

24 Abr. 2024

No Dia Europeu da Hormona, que se assinala a 24 de abril, a Sociedade Portuguesa de Endocrinologia, Diabetes e Metabolismo (SPEDM) e outras associadas da The European Society of Endocrinology renovam o apelo à sensibilização para o papel vital das hormonas na prevenção de doenças raras e crónicas e para a importância de posicionar a saúde endócrina nas prioridades da agenda europeia.

10 Abr. 2024

O estudo divulgado esta terça-feira é uma análise de dados liderada pelo Instituto Nacional de Estudos Ambientais de Tsukuba (Japão), que acrescenta que a prevalência de incapacidades causadas por doenças relacionadas com a alimentação pode ser significativamente reduzida. O peixe forrageiro só pode substituir uma fração, cerca de 8 %, da carne vermelha mundial devido à sua oferta limitada, mas poderia aumentar o consumo global diário per capita de peixe para perto do nível recomendado, bem como reduzir as mortes por doenças coronárias, acidentes vasculares cerebrais, diabetes e cancro do intestino em 2 % até 2050. 

10 Abr. 2024

O combate ao tabagismo, a redução da obesidade infantil e o aumento da literacia em saúde são os principais focos do Plano Regional de Saúde dos Açores, que vigora até 2030.  Está também prevista a redução de internamentos evitáveis, a redução sustentada da taxa de mortalidade infantil, o aumento da avaliação dos planos assistenciais integrados de diabetes e doença cardiovascular e o aumento das avaliações de atividade física e risco nutricional na população mais envelhecida. 

10 Abr. 2024

A lista integra apresentações de fármacos de várias categorias e substâncias ativas como a pancreatina, usada no tratamento da pancreatite crónica, o semaglutido, para o tratamento da diabetes, o propranolol (anti-hipertensivo), a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), vacinas contra pneumonia, a varicela e a hepatite A e B. Estes estão proibidos para exportação, segundo uma circular informativa da autoridade nacional do medicamento que entrou em vigor a 9 de abril. 

03 Abr. 2024

Para assinalar o Dia Nacional do Doente com AVC, a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforça a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de acidente vascular cerebral (AVC). A associação, através da especialista em Medicina Interna Rita Nortadas, reforça que as pessoas com diabetes têm um risco duas a quatro vezes maior de virem a sofrer um AVC e alerta que o aumento da prevalência da diabetes tipo 2 nas camadas mais jovens tem contribuído para o aumento do número de AVC nestas faixas etárias.

Apoios

AbbottBoehringer Ingelheim & Lilly Alliance MerckNovo NordiskServier